Publicidade

19.3.15

A colher de pau é minha, mexo com ela o que quiser #2

Eu adoro pão e pélo-me por uma broa de milho. Mesmo que esteja fresca e fofa quando chego a casa a primeira coisa que se faço é cortar fatias fininhas e torrar. Para depois, comê-las só com manteiga ou com pedacinhos de queijo.

Ontem, não havia broa mas havia farinha de milho. Adoro cozinhar e até há alturas que não me importo, nada, de preparar refeições com 12 horas de antecedência mas ontem apetecia-me broa de milho já!

Não tinha tempo nem paciência para fazer uma verdadeira broa de milho. Por isso, fiz umas quantas Falsas Broinhas de Milho.

  • 150g de farinha de milho;
  • 1 c. sopa bem cheia de açúcar;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 ovo inteiro;
  •  5 nozes picadas grosseiramente;
  • 1 punhado de passas sultanas;
  • água fria q.b.
Misturar a farinha, açúcar, sal e o ovo numa tigela; 
Juntar água e ir amassando até que se forme uma bola e a massa se solte da tigela;


Nota: Eu tenho uma toalha de pastelaria da Tupperware, que dá um jeitaço. Não sujo a mesa ou bancada e é muito fácil de lavar.

Polvilhar a mesa e as mãos com farinha de trigo e amassar, suavemente, a massa com as passas e as nozes.
Sempre com as mãos polvilhadas de farinha, fazer pequenas bolas com as palmas das mãos (a massa deu para 6 broínhas);

 Numa frigideira antiaderente de fazer ovos estrelados, aquelas pequeninas e tão fofinhas, deitar uma raspinha de margarina; 


Nota: Estas raspinhas de margarina e o ovo são toda a gordura que estas broínhas levam. O que as tornam óptimas, também, para as meninas "ui ui, ai ai que agora só como coisas saudáveis e super alimentos e coisos".


Colocar na frigideira as bolinhas, pressionando com os dedos (polvilhados de farinha para não colar) até preencher o fundo da fofa frigideira.

Deixar cozinhar 2 minutos de cada lado, pressionando com as costas de uma colher de sopa. A qual, também se usa para virar as broínhas.


 Eu servi com triângulos de queijo e chá preto (o melhor dos chás, para mim).

Ah sim, servir bonito é obrigatório. É uma regra fundamental no meu ritual de cozinha. 
Sendo uma receita rústica e do tipo snack/petisco pede louça e acessórios também rústicos e pitorescos, como os da foto de apresentação.
Sugestão extra: também já as imagino, sem as passas, para acompanhar umas belas sardinhas assadas.


1 comentário:

Ana disse...

Já se comia!!! :)