Publicidade

18.4.15

Mulheres VS Homens

 
Acho que não é errado generalizar que os homens têm muito mais cuidado com os carros do que nós mulheres. Se bem que conheço um par de homens e mulheres que fogem à regra. O que nós, mulheres, queremos é que o carro cumpra o seu objectivo, ou seja, que nos leve do ponto A ao ponto B. Sim, se o carro for bonito tanto melhor mas melhor ainda era se o carro nunca precisasse de combustível para andar. Não por uma questão financeira mas porque é montes de aborrecido abastecer o carro (coisa de que me safo quase sempre porque o meu marido é tão bom rapaz que faz esse "trabalhinho sujo" por mim) 

Se pôr combustível já é um aborrecimento de primeira, ter de levar o carro às revisões é ainda mais chato. E neste aspecto as mulheres tendem a adiar para o mês seguinte, ou para os meses seguintes, como no meu caso...

"Onde está o papel do óleo que o Marinho deixou no carro quando fez a última revisão?" Diz ele enquanto procura tudo em volta do volante.

"Eu não lhe mexi. E não me lembro de nenhum papelinho mas se ele o pôs deve estar para aí?"

O dito papelinho nunca apareceu, apesar de eu ter uma vaga ideia de algo ter andado caído pelo chão do carro durante umas semanas.

"Temos que levar o teu carro à revisão no final do mês"
"Amor, este mês não porque temos de levar a gata ao veterinário. Vamos no mês que vem, sim?"

E ele foi concordando, reticente.

De sobrolho franzido, ainda mais do que o costume, diz ele: "o teu carro não está a fazer um barulho esquisito?"
"Esquisito? Esquisito como? Não, não dei por nada. Para mim está igual a sempre" Respondendo enquanto ouço em altos berros a Rádio Comercial."

E nisto já íamos no 3º mês a adiar a tal revisão.

Num destes dias venho eu, por volta das onze da noite, do trabalho. Quando, no caminho habitual para casa o meu carro dá um esticão e acende uma luzinha no visor. Uma daquelas com um ponto de exclamação, o que nunca é bom. Encosto o carro à entrada duma vivenda e decido que talvez seja boa ideia baixar o som da rádio.
E lá estava... o tal barulho esquisito, acompanhado da luz interminitente no visor e dum tremor que parecia estar a ocorrer um terramoto de 5 graus na Escala de Richter.

Pego no livrinho do carro, e numa avaliação muito rápida e algo disparatada, concluo que a luzinha acende quando há uma avaria na caixa automática.

Tenho que ligar ao meu marido porque tenho medo de continuar viagem. Para nós mulheres está tudo óptimo quando o carro anda mas quando acende uma luzinha entramos em modo pânico e temos medo que ao andarmos mais 50 metros, que sejam, o carro possa explodir. Ligo a medo, porque já sei que me vai dizer que me avisou, blá blá blá...

No telefonema disse-lhe que tinha visto no livrinho do carro que deveria ser uma avaria na caixa automática. Ao que ele respondeu: "Tola!! O teu carro tem mudanças manuais!" Por sorte, apanhei-o a dormir e como estava com uma grande rabujice basicamente meteu-se no carro e veio buscar-me. Não sem antes termos um daqueles momentos "nós somos o casal mais distraído da zona Oeste".

"Eu levo o teu carro." E lá fui eu para o carro dele, de porta aberta, mas sem chave na ignição. Ele já tinha arrancado com o meu carro e eu tinha deixado lá a mala com o telemóvel. Pelo que, fiquei ali, no escuro, à beira da estrada, a falar sozinha e a pensar o que poderia fazer para o avisar. Ainda me lembrei de tocar à campainha da vivenda, à porta da qual estava parada há uns 20 minutos, mas tive medo que a minha história pudesse parecer demasiado disparatada. Felizmente o meu marido apercebeu-se a 1/4 do caminho e voltou atrás para me dar a chave do carro dele.

Conclusão da história: O meu carro é fraquito de cilindradas, pelo que requer mais atenção a coisas como injectores, com mais regularidade. Regularidade que correspondia há uns meses atrás. Regularidade que se tivesse cumprido me tinha feito poupar umas, muitas, centenas de euros. O que poderia ter sido uma mudança de anilhas (as coisas que aprendemos, ãn?), transformou-se numa mudança de um dos injectores.

Moral da história: Quando eles nos dizem que o nosso carro tem de ir à revisão, façam marcação no mecânico para daí a 2 semanas. Quando eles nos dizem que o carro faz um barulho esquisito, é porque o carro faz mesmo um barulho esquisito, mesmo que nos pareça que continuamos a ouvir o Sam Smith, na rádio, tão bem como antes.

1 comentário:

Ana disse...

Sou filha de mecanico portanto passo a vida a ouvir o meu pai dizer que não estimo o meu carro. Eu acho que ele está enganado, o bicho já tem 14 anos e ainda anda aí. Só gasta óleo e gasolina e é como dizes, não preciso de um carro xpto topo de gama, basta-me um que me leve daqui ali e já está bom!