Publicidade

22.11.15

A colher de pau é minha, mexo com ele o que quiser #6

Frigorífico com bocadinhos de tudo é o melhor do meu mundo culinário. Junto-lhes um bocadinho de pózinhos de perlimpimpim, neste caso farinha, e sabor e temos o melhor dos brunchs.  

Esta "Mini-pizza de queijo Camembert e figos bêbedos" e "Pãezinhos de azeitona" foram feitos assim - com poucos ingredientes mas muito amor.


Pãezinhos de Azeitona

Fiz uma massa de pão, muito rápida e simples (para quem não tem medo de sujar as mãos). Tudo o que leva é 2 chávenas de chá de farinha tipo 65 (Nada de farinhas de fazer bolo. É preciso uma farinha dura, literalmente para obterem uma massa bem massuda), 1 colher de sobremesa de sal grosso1 colher de sobremesa de açúcar, 1 colher de sopa de azeite, oregãos q.b., metade de um pacote de levedura seca* e água morna q.b.. Juntar todos os ingredientes secos e o azeite numa tigela funda. Adicionar aos poucos água morna e ir amassando até obter uma bola que de despegue da tigela. Pulverizar farinha para que fique bem seca e fácil de amassar. Amassar com força numa superfície dura e fazer uma bola. Reservei numa tigela pulverizada com farinha e cobri, para crescer, enquanto fiz o resto da receita.
Cortei pedaços grosseiros de azeitonas, depois de as descaroçar (eu faço com uma faca). Mas azeitonas das boas mesmo. Retalhadas, saborosas, bem salgadinhas. Proibido usar pretas que não têm sequer sabor de azeitona. Piquei um dente de alho e um raminho pequeno de salsa. Juntei uvas passas pequeninas e salteei tudo numa frigideira, com um fio de azeite e pimenta branca q.b., por  2 minutos, para libertar sabores.



Parti a massa que fiz em duas metades. Uma das metades parti em dois e fiz discos toscos com as mãos. Coloquei o recheio de azeitona, sem medo de ser generosa, humedeci a massa à volta, para servir de cola e fechei os pãezinhos. Com o indicador pressionei a massa para fazer um "bordado gastronómico".


Mini-Pizza de queijo Camembert e figos bêbedos.

Gosto de cozinhar com coisas boas da época e das melhores coisas desta época são os figos secos. Quando fui à mercearia comprar farinha trouxe uma maxinha deles já a pensar usá-los na minha pizza Outonal... Pelo caminho comi metade.
Quando cheguei a casa, ainda antes de começar a massa de pizza, cortei uns quantos ao meio e deixei-os a beber dum aperitivo francês que temos cá em casa (Podem usar um qualquer colheita tardia ou mesmo um bom dum moscatel).
A metade da massa que sobrou abri, com as mãos, de forma a a fazer uma base de mini-pizza tosca. Depois foi decorá-la com coisas boas: pedaços de queijo Camembert, quartos de tomate cereja, tirinhas de pimento amarelo, o que sobrou do salteado de azeitonas e os figos bêbedos. Temperei com sal grosso (Sim. Uma pizza deve sempre ser temperada com sal.) Levei tudo ao forno pré-aquecido por 15 minutos, a 200º, durante 15 minutos. Enquanto isso, fiz a boa da salada mista com sementes e voilá! Depois de sair do forno, temperar a pizza com um fio de azeite extra-virgem.


Em menos de 45 minutos um brunch delicioso que acompanhado com o Saramago, o vinho alentejano não o livro, foi a refeição perfeita para comermos no sofá num Domingo frio e chuvoso como o de hoje.


Não se acanhem se vos faltar algum ingrediente ou mesmo dois ou três, o truque é juntar ingredientes que sabem que combinam. Alguma questão eu estou sempre por aqui para as esclarecer aimpressaodapapoila@gmail.com.

* A levedura seca vende-se numa caixa com 6 pacotinhos. Geralmente está perto das folhas de gelatina, no corredor das sobremesas.

Sem comentários: