Publicidade

8.12.16

"Bolachinhas de Laranja com Sementes de Papoila"

No Inverno ligo o forno quase todos os dias da semana. Ou são as castanhas, ou a batata doce, ou a carne assada, ou as batatas alouradas... Sabe tudo a conforto que é o que se quer nesta estação de frio. E acaba também por ser uma forma de aquecer a casa e até secar aquela roupa que teima em não secar, poupando no aquecimento central e alimentando o coração também. Na semana passada experimentei fazer as minhas primeiras bolachinhas com sementes de papoila. E uma vez que estavam tão boas, dizemos nós e disseram as outras cobaias, repeti na terça-feira. A pedido de muitas famílias, aqui vai a receita das... 

"Bolachinhas de Laranja com Sementes de Papoila"


Ingredientes:

 3/4 de chávena (grande de chá) Açúcar amarelo;
1/4 de chávena de manteiga doce*;
1 ovo inteiro;
1 colher de sopa de raspa de laranja;
chávena e 1/4 de farinha fina sem fermento;
1 colher de chá, bem cheia de fermento em pó**;
Uma pitada de sal;
1 colher de sopa de sementes de papoila.

Preparação:

Todos os ingredientes húmidos devem estar à temperatura ambiente.
Misturar com os dedos o açúcar com a manteiga até se unirem os ingredientes. Se o tempo estiver muito frio, façam como fiz, e coloquem a taça onde estão a misturar os ingredientes dentro de uma outra taça maior com água quente (uma espécie de banho maria). Bater com a batedeira durante uns minutos até obter uma mistura esbranquiçada e fofa. Juntar o ovo e a raspa da laranja e bater por mais meio minuto (ter a certeza que fica tudo muito bem envolvido com a ajuda de uma espátula de silicone). Reservar.

Numa outra taça juntar a farinha, o fermento e o sal. Misturar muito bem. Adicionar esta mistura em pequenas porções, de cada vez, ao preparado anterior e envolver com a espátula (pode ser colher de pau). Juntar as sementes de papoila e envolver.

Encher um saco de pasteleiro** com a massa com um bico de saída larga. Forrar um tabuleiro de forno com folha de papel vegetal e usar o saco para fazer pequeninos "beijinhos" (deixando espaço para que cresçam um bocadinho, cerca de 2cm). 

Colocar no forno pré-aquecido a 170ºC.

Estão prontas quando os cantinhos ficarem dourados. Retirar o tabuleiro do forno, deixar arrefecer uns minutos e depois colocar sobre uma grelha (eu uso a dum tabuleiro de fazer assados no forno, mas podem usar a grelha do microondas ou outra que possam improvisar para a ocasião) para que arrefeçam completamente ficando estaladiças.

E está feito. São mesmo deliciosas. São docinhas ao ínicio, mas no final é o sabor das laranja que perdura e as bolinhas estaladiças das sementes de papoila dão-lhes uma piada extra. 

Quando damos por ela só há o fundo da taça.

* a manteiga do E.Leclerc do pacotinho azul é a melhor.
** não há melhor que o Royal.
*** se não tiverem saco de pasteleiro, usem uma colher de chá fazendo montinhos de massa no tabuleiro.

Sem comentários: