Publicidade

21.2.17

Numa Rapidinha mas Delicioso

Nem todas as receitas têm que demorar horas a ser preparadas para serem deliciosas. Se bem que as demoradas são as minhas preferidas porque me permitem mergulhar por completo nas coisas da cozinha e assim abstrair-me do mundo à minha volta... sim, acaba por ser a minha forma de meditar. Mas continuando... há comida feita numa rapidinha que pode ser cheinha de sabor. Esta surgiu dumas asinhas de frango e duma fome imensa após um dia de trabalho... 


"Asinhas Gulosas Picantes de Frango,
 com Arroz de Açafrão e Molho de Iogurte Grego"

Ingredientes:
1kg de Asinhas de frango (partidas a meio)
1 Limão
2 colheres de sopa de Açúcar Amarelo
1 dente de Alho
2 Malaguetas secas (das pequeninas bem picantes)
4 colheres de sopa de Óleo 
Sal q.b.
4 pezinhos de Coentros

Preparação: 
Ligar o forno nos 160 graus.
Num copo misturador ou num recipiente onde possam usar a varinha mágica, juntar e triturar o sumo do limão, o açúcar, o alho, as malagueta e o sal. Juntar, mantendo a varinha a trabalhar, num fio continuo o óleo. Resultando numa emulsão (uma coisa assim como um liquido com mais corpo e viscoso) ao qual se juntam os coentros picados (sem triturar). 
Colocar num tabuleiro de forno as asinhas e dar-lhes um bom banho com a marinada anterior... massagem incluída. Comida com amor tem de ser tocada sem medos ou nojos.
Colocar no forno, pré-aquecido a 160 graus, por 20 minutos. Após os quais, aumentamos a temperatura para os 180 para caramelizar, toda a gulodice da marinada, por mais 15 minutos.

No entretanto preparar o Arroz de Açafrão: 
Cobrir o fundo duma cacarola com Azeite e 2 colheres de café de Açafrão. Deixar fritar por uns segundos (cuidado para não queimar mantendo o tom amarelo mostarda e não deixar passar a laranja acastanhado). Verter uma chávena de chá de Arroz e deixar fritar, até começarem a ouvir aquele sonzinho de pipocas a saltar, altura em adicionamos 2 chávenas de Água a ferver e temperaramos de sal. Deixar cozinhar em lume médio até ficar sem água e tapar depois do lume já desligado.
Na hora de servir polvilhar com Sementes de Papoila (também podem ser outras sementes como chia por exemplo) para adicionar crocante divertido à receita.

Enquanto o Arroz cozinha e as Asinhas estão a caramelizar preparar o
  Molho de Iogurte Grego:
Num recipiente juntar um Iogurte Grego (com iogurte natural também fica bom só que menos cremoso), uma pitada de Sal, um dente de Alho pequeno ralado e um pé de Coentros partido aos pedacinhos com a mão.

Servir como apresentado em cima para que toda a frescura e atrevimento do molho fresco de iogurte se envolva com a malandrice gulosa e picante das asinhas e o sabor térreo com surpresas estaladiças do arroz de açafrão.

Feito Com Amor
Bom Apetite!