Publicidade

1.9.17

Receita de Ceviche de Salmão, Maracujá e Lima



Eu ia começar por escrever: "se sabem que vão ter convidados inesperados assim de repente, e querem fazer uma entrada rápida aqui vai...". Mas logo no segundo a seguir disse para mim "quem queres enganar tu Andreia?". Sim, é verdade que a preparação demora 10 minutos mas também é certo que a maioria não tem as limas, o maracujá e o filete de salmão por coincidência, tudo ao mesmo tempo, no frigorífico. Eu cá não costumo ter.

Assim, é sim uma excelente entrada para se fazer num instantinho, mas que requer uma visita a uma frutaria e a uma boa peixaria (não vale Salmão com sabor a lodo).

Ceviche de Salmão, Maracujá e Lima

ingredientes:
100g de filete de salmão
1 maracujá
1 lima
1 malagueta
flor de sal e pimenta q.b.

preparação:

Cortar em cubinhos pequenos tiras de filete de salmão. Atenção às espinhas. Sintam com a ponta dos dedos a filete de forma a garantirem que as retiram todas (mesmo que para isso tenham que usar a pinça das sobrancelhas, se não tiverem uma de peixe)
Deitar por cima a polpa do maracujá e o sumo da lima.
Picar muito miudamente uma malagueta (ou usar flocos de malagueta que se compram já preparados) e usar para temperar, juntamente com a flor de sal e pimenta a gosto.
Envolver e reservar no frio, coberto para não secar, até ao momento de servir.

Servir em tostinhas ainda mornas de pão torrado no forno, em fio de azeite e sal.


Até para "torcedores de nariz a peixe" como um certo homem de 1,90m que conheço, são deliciosos (que ele bem me disse que comia só duas tostinhas para me fazer a vontade e depois comeu mais).

Sem comentários: