Publicidade

25.1.17

Receita Nova: Bacalhau Espiritualão


Esta receita apresenta-se numa caixa de plástico com as azeitonas mirradas propositadamente. É comida da marmita para o trabalho e por lá não há tempo nem condições para pratos decorados. Já o sabor... Esse não se perde mesmo ao "lume dum microondas".

Ando aqui um bocadinho às voltas a pensar se lhe posso chamar bacalhau à espiritual... Tem cenoura? Sim. E daí ter partido do principio que era o que estava a fazer. Mas como não sei o que leva o resto da receita do prato clásssico e original não sei se é muito correcto dar-lhe essse nome. Assim, para não ferir os mais puristas cozinheiros chamei-o de 

"Bacalhau Espiritualão".

Ingredientes:
Bacalhau Cozido, pode ser o de ontem ou o do inicio da semana que sobrou (2 postas)
6 Batatas Médias Cortadas Em Cubos Grandes.
4 Cenouras raladas, usei fresquinhas com rama mas pode ser das depiladas
1 Dente De Alho
1 Cebola Média em meias rodelas
Azeite q.b.
Natas Ácidas (as que uso são do Aldi)
2 Fatias de Bacon Fumado Cortado em Quadradinhos. 
SalPimenta Preta e Branca e Noz-Moscada q.b.
Manteiga Sem Sal para untar.
Azeitonas para guarnecer.
1 Ovo para pincelar
Sementes de Sésamo

Preparação:
A preparação consiste em fazer o puré de batata, o refogado com o bacon e o bacalhau com as natas ácidas e juntar tudo num tabuleiro para ir ao forno.

Cozer as batatas em água sal e juntar na água as ramas da cenoura (não deixem de fazer a receita porque as vossas cenouras são depiladas). As ramas adicionam um toquezinho verde à receita. Depois de cozidas escorrer a água e as ramas e triturar as batatas com a varinha mágica. Envolver no puré as cenouras raladas (cruas).

Cobrir o fundo de uma frigideira funda com azeite, e fazer um refogado com o alho, a cebola e o bacon. Deixar o bacon alourar e libertar parte das gorduras, tão nhami, e juntar o bacalhau desfiado. Temperar de sal (atenção que se o bacalhau estiver para o salgado reduzir no sal), pimenta preta e branca moída e noz-moscada. Envolver e juntar as natas ácidas até começarem a borbulhar mas sem deixar ferver. Rectificar tempero.

Juntar ao preparado anterior as batatas e as cenouras. Envolver muito bem e dispor num tabuleiro de forno untado de manteiga ou se quiserem que fique mais bonito, em pequeninos recipientes de forno de doses individuais.

Pôr no forno pré-aquecido a 160ºC durante 15minutos. Retirar do forno, pincelar com ovo batido, temperado de sal e pimenta, polvilhar com as sementes de sésamo e guarnecer com azeitonas a gosto. Aumentar a temperatura do forno para os 170ºC e voltar a colocar o tabuleiro agora numa posição mais elevada do forno, para alourar. 

Está pronto quando estiver bem amarelo e douradinho.
Acompanhar com uma salada de tomate e oregãos.

Feito Com Amor
Bom Apetite!


Sem comentários: