Publicidade

17.2.18

Orquídeas piores que gatos!


Recebi uma orquídea de presente. Vinha toda florida e fresca e adorei recebê-la mas já tinha ouvido dizer que eram plantas um bocadinho difíceis de manter, pelo que me tive de ir informar e apetrechar do melhor para tratar deste novo habitante florido da nossa casa.

Não estava era à espera que fossem plantas tão esquisitinhas e exigentes... aposto que são Virgem de signo.

Fui numa de auto-didacta aqui a uma mega loja de jardinagem e bricolage da zona e peguei num vaso, lindo, cor de  rosa, numas pastilhas para adubar e um saco de substrato, com desenho de orquídeas na embalagem. Antes de seguir para a caixa, como me senti tão ignorante em relação ao assunto orquídeas, achei que não fazia mal perguntar a um colaborador algumas coisas sobre esta exótica planta...

"Recebi uma orquídea de presente. Acha que a deva mudar de vaso."

Antes de começar a responder o rapaz levantou muito as sobrancelhas, ao ponto de quase as encostar à raiz do cabelo, e isso fez-me prever que estava a tocar num assunto sensível.

"Bem... pode e não pode. Se por um lado pode ser boa ideia para que a raiz tenha mais espaço... por outro as orquídeas não gostam muito de mudanças."

"Ah ok... (Percebi que era um tiro no escuro) E a terra é desta que parece que nem é terra?"

"Sim, é um substrato específico para elas.
Ah, sim...E esse vaso não dá! Tem de ser um vaso transparente, temos uns apropriados para o efeito.
Não a tenha sob luz directa mas elas gostam de luz...
Tem de encontrar o lugar que ela goste e deixá-la lá sem lhe mexer muito...
Pode correr bem como pode correr mal.
E ponha-lhe umas gotas, entre regas, para adubar.
Quando cair as flores não lhe mexa, só pode cortar os caules quando estes tiverem secos... deixe-a estar e dará flor no ano seguinte.
Mas também pode não dar flor no ano seguinte..."

Agora era eu que estava com as sobrancelhas coladas à raiz do cabelo e a pensar que devia ter gravado a explicação porque de certeza que me escapou alguma coisa...

"Bolas!! Ter uma orquídea é pior que ter um gato?" Saiu-me naturalmente.

Passou talvez uma semana e a minha orquídea continua florida e bonita mas todos os dias acordo à espera de a encontrar vitíma de morte súbita.

Se alguém desse lado tiver dicas jeitosas e práticas para cuidar de orquídeas agradeço, tanto, a partilha.

2 comentários:

Unknown disse...

O que interessa é que a Papoila cá de casa não murche

Isa Sá disse...

São muito bonitas essas flores.


Isabel Sá
Brilhos da Moda