Publicidade

30.9.11

Hoje, no caminho para casa, ouvia na Antena 3 o programa "Conversa de Raparigas" (http://www.facebook.com/conversasderaparigas). Que desde já aconselho a todas as raparigas e rapazes. Por vezes, se quando chego a casa ainda não terminou o programa, fico mais uns minutos no estacionamento à espera para o ouvir até ao fim. 


Entre outras coisas, falou-se da percepção que cada um de nós tem exactamente da mesma coisa. O que trouxe à baila o tema dos "rótulos".


Ora aí está uma coisa que não suporto. Rótulos!!! Nalgumas situações talvez seja um mal, ou um bem, necessário mas na maioria delas pode evoluir para a criação de um preconceito ou pré-conceito das coisas e pessoas. 


Porque Portugal ainda é o país dos Doutores e Engenheiros, irrita-me que me tratem de forma diferente quando descobrem que pertenço a um desses rótulos. E irrita-me ainda mais quando me tratam pelo rótulo em vez de pelo nome!!! 


A "conversa das raparigas" trouxe-me à memória uma pequena entrada de uma revista que tinha lido ontem. E pensei cá para mim como o rótulo é algo tão forte e tão enraizado, em cada um de nós, que mesmo quando se luta contra isso, ele vai influenciar a nossa percepção e opinião das coisas.


Algo muito dos nossos dias, e que tem tudo a ver com a moda, o made in China. Pois é minha gente, confessem lá quantos de vocês associam esse rótulo a artigos de má qualidade e bem pirosos??? Todos?!


É certo que há uma parte de verdade nesse percepção que temos do que é chinês, mas não haverão igualmente coisas de muito má qualidade feitas em todas as outras regiões do mundo? 


Só me lembrava como podemos ser surpreendidos nos nossos preconceitos. Mas só se procurarmos, pesquisarmos, olharmos... Os cidadãos chineses não são apenas as "Mega Ásias", os restaurantes "A Muralha" 1, 2, 3..., os dragões, o arroz, os chazinhos, as pechinchas, a cor vermelha, os dourados ou os quadros com pinturas de muralhas, água e peixes carpa. 


Pesquisem, procurem!!! E não têm que ir à China. 


Em Lisboa, no museu do Oriente, desde hoje e até 30 de Outubro, está a exposição Olhem para Nós!. Até parece um título escrito mesmo de propósito. E é. Estão expostos trabalhos de jovens artistas da China. A estratégia que está na base dos trabalhos revela autodeterminação,auto-exploração e outros estados de criação que, dificilmente, poderemos explicar através do nosso entendimento da arte teórica tradicional (http://www.museudooriente.pt/1264/olhem-para-nos-.htm)


Eu fiquei curiosa. E a curiosidade move-me e leva-me quase sempre a quebrar preconceitos e pré-conceitos. 


Duas obras para aguçar a curiosidade...

OLHEM PARA NÓS!

Música e Arte Chinesa em destaque no Museu do Oriente

Quem quer vir?


   

1 comentário:

girassol_de_pano disse...

Boa sugestão! Sempre actual e pertinente Papoila...