Publicidade

16.6.16

Porque dificilmente ganharemos o europeu...

 

Esta é a visão de alguém que não percebe um chavo de futebol mas que percebe muito de pessoas.

Já viram a publicidade que está a dar na RTP ao próximo jogo de Portugal no Europeu de 2016? 

Eu posso não perceber nada de futebol mas duma coisa tenho a certeza... é um desporto onde jogam muitos e não um só. Sei que há um Ricardo. Mas ele aparece no anúncio? Não. Tenho ideia de também haver um Moutinho, um Carvalho, um Quaresma, até um Pepe muito pouco português mas bom de bola, um Nani e um Renato. Eles aparecem no anúncio? Não! O anúncio é uma promoção ao próximo jogo da "equipa" portuguesa mas nele só se promove um - o Ronaldo. Sim, o homem é o melhor jogador de futebol do mundo e é realmente espectacular mas colocar nos ombros de um homem a responsabilidade de 11 (mais até) é uma valente estupidez.

Primeiro corre mal porque o ego, já em demasia, do Ronaldo é de tal maneira insuflado que qualquer dia a cabeça dele incha qual balão meteorológico e ninguém o agarra mais. Já para não falar que como capitão de equipa (que na minha opinião é um cargo que lhe veste pessimamente (Ai o meu rico Figo... isso é que era um capitão)) toda esta atenção lhe traz menos humildade. Que é umas das características essenciais para um cargo de liderança como este. 

Segundo, os restantes elementos da equipa sentem-se uns farrapos (como diria tão bem o Leandro na sua canção romântica). E não é só no anúncio da RTP. Tudo o que envolva a nossa selecção gira sempre à volta de um só. Até o merchandising da SAGRES nos cafés são camisolinhas com o nº7, repetidamente. Imaginem que no vosso trabalho na reunião semanal do pessoal o vosso chefe passa a vida a dar elogios sempre ao mesmo Manel.. pois. Qual seria a vontade de dar o vosso melhor sempre que saissem da sala? Lá está!

A esperança seria que, num destes dias, o Cristiano se chegue à frente e tenha a coragem para dizer numa conferência de imprensa que a selecção não é Ronaldo. Aí sim... haveria uma hipótese da nossa EQUIPA, de tantos tão bons, ganhar.

Sem comentários: