Publicidade

5.3.15

A colher de pau é minha, mexo com ela o que quiser #1

Dizem que algumas das melhores e mais criativas receitas saiem do improviso. Do improviso que surge quando olhamos para o frigorifico ou para despensa e percebemos que devíamos ter ido às compras.

Ontem, foi um desses dias cá em casa. Tinha umas pernas de frango para assar no forno e trrrrrrrrrrrrr não tinha alhos. Alhos, sim alhos!! Ingrediente que não pode faltar, nunca, em casa dum português que se preze.

Lembrei-me dum frango que uma ex-colega me ensinou só com maionese e limão mas ups! também se me acabaram os limões e ontem não me estava a apetecer surrupiar limões do limoeiro do quintal da vizinha.

E é nestas alturas que mudo o raciocínio e em vez de recorrer a receitas, olho para os ingredientes que tenho e faço com eles o que me vier à cabeça.

Vai daí juntei num almofariz:

  • 4 c. sopa de maionese
  • 1 c. sopa de mostarda
  • piri-piri a gosto (o que aqui em casa é muito)
  • estragão fresco da varanda
  • 1/4 de knorr de galinha
  • sal
  • sumo de 1 laranja
Misturei tudo muito bem mergulhei as pernas nesta marinada. Levantei, com cuidado para não rasgar, a pele e também barrei o interior com a marinada.

Forno a 180ºC, umas lasquinhas fininhas de margarina por cima, e 4 pernas, de frango, com ela. 

 

Assim que ficaram louras, todas sexys, juntei ao molho 2 c. de sopa de vinho madeira doce e voltei a colocar no forno.

Durante a cozedura deve-se tirar umas quantas vezes para besuntar a pele com aquela mistela deliciosa.


Depois acompanhei com um arrozinho branco aromatizado com cardamomo e voilá!!

Bom apetite!

Sem comentários: