Publicidade

8.5.15

Erros que todas as convidadas de casamentos, mais cedo ou mais tarde, cometem.

Há erros que todas as convidadas de casamentos, mais cedo ou mais tarde, cometem. Eu própria já cometi um ou outro.
Aqui vão alguns dos erros que não vão querer cometer quando forem as convidadas de um casamento.

Ir vestida de branco. 
A menos que a noiva vá vestida de vermelho, ou de qualquer outra cor que não o branco, e vos peça para serem as damas de honor imaculadas, vestidinhas de branco, nunca mas nunca se vai de branco a um casamento. Tantos dias do ano para se vestirem de branco e vão logo escolher a cor da noiva, que deve ser o destaque da festa, para vestir naquele dia? Naturalmente que, se levarem uma blusa branca com uma saia ou calças, que não brancos, não há problema nenhum.


Levar o vestido justo, justo, justo. Levam aquele vestido, que compraram porque era mesmo lindo mas que vos está um bocadinho justo? Ou escolheram aquele outro, que estava guardado, e que vos ficava tão bem há uns 5kg atrás? Lembrem-se que vão passar mais de metade do tempo sentadas, a enfardar pratos, uns atrás dos outros. Quantas já não ficaram cheias de dor de estômago, quase sem conseguir respirar, ou mesmo cheias de gases, só para fazer caber mais aquele camarão nos 2mm que separam o vosso estômago do tecido do vestido. Escolham sempre roupa que não vos esteja justa ou com pouco espaço de manobra. Tecidos demasiado rígidos não são uma boa escolha. Prefiram tecidos com alguma elasticidade... Mas não, não vão de lycra!!

Trocar de sapatos altos pelas chanatas. Levar uns sapatos novos, num salto de 12cm, que nunca calçaram na vida, e depois decidirem que depois do almoço podem ir calçar uns qualquer chanatos ou descalçarem-se. Meninas e senhoras não há nada mais deselegante! Levem uns saltos com os quais se sintam confortáveis e, se forem novos, usem-nos em casa para ficarem mais macios para o dia do casamento. Ah sim...Também podem ir de sapatos rasos, sabiam?! Ninguém obriga a ir de saltos, só têm de ter cuidado para escolher um salto raso que combine com a fatiota e que vos favoreça a perninha. Se quiserem mesmo levar um salto para o casamento e depois calçar uns rasos para a boda, escolham os baixinhos com o mesmo cuidado com que escolheram os sapatos altos. Nada de ir buscar as crocs ao carro ou as chanatas com que costumam ir dar de comer às galinhas. Por favor minhas senhoras! E não, não é nada bonito e nem vos torna super fixes andarem descalças durante um casamento, mesmo que tenham bebido mais espumante que a conta. Ah sim, isto também se aplica para fixes que decidem, só porque sim, que a meio do casamento vão despir o vestido e vestir as calças de ganga da moda. Não!! Proibidíssimo!!

Vestir algo transparente, quando não é suposto. A menos que sejam convidados para um casamento de nudistas na praia do meco, onde o dress code for, explicitamente, pareos transparentes, nada de transparências nos sítios errados. Acontece que, por vezes, sob a luz da loja a roupa pareça "segura" mas que a luz natural expõem as "coisas" duma outra forma. Não vão querer que os convidados saibam exactamente o formato das vossas cuecas asa delta, pois não? Meninas, muito cuidado... Saibam que à partida cores mais claras são mais propensas a serem transparentes sob a luz do sol. Mas também pode acontecer com roupa preta se o tecido for muito translúcido. Prefiram sempre vestidos e saias com forro. 

Usar lingerie vermelha debaixo do fato azul bébé. Por vezes o que escolhemos para vestir até não é transparente mas se for muito claro pode deixar ver a lingerie, se esta não for da mesma cor do tecido. Não deixem a escolha das cuecas e do soutien para última hora. Verifiquem se têm lingerie apropriada para a cor do que escolherem para vestir. Também acontece o inverso, usar lingerie muito clara, que sob a luz do sol se vai notar mesmo por debaixo das vossas calças azuis escuras. Já sabem... Escolham a lingerie a fazer "pandan" com a roupa e lisa, para não se verem relevos por baixo do tecido.

Levar o soutien à mostra. Meninas, nos dias que correm com tanta oferta de lingerie, já não há desculpa para levarem o soutien à mostra num vestido cai cai ou num vestido de costas decotadas. Na Intimissimi, por exemplo, há sotiens que se podem usar de mil e uma formas. E para as mamas pequeninas há umas copas, que se colam à maminhas para manter no sitio. As alças de silicone também não são uma opção bonita porque fazem transpirar e marcam os ombros de uma forma muito pouco lisonjeira.

Ir vestida para um casamento como se fossem para os Óscares. Sim, também gostaria de um dia ser convidada para um evento onde pudesse ir em todo o esplendor dum super vestido de gala, até aos pés, cravado de cristais swarovsky ou todo doirado qual embrulho de ferrero rocher. Porém, o casamento da vossa amiga ou amigo, não é decididamente esse evento. Já repararam que mesmo nos casamentos reais os convidados vão sempre um "volume" abaixo dos noivos? Pois é... é mesmo assim que é suposto ser. Há convites de casamento, poucos infelizmente, que definem o código de vestuário mas quando assim o é deve-se seguir o mesmo à regra. Depois, quando não é definido, saibam que num casamento muito tradicional e clássico, como os dos reis e princesas, deve evitar-se muito bling e optar por conjuntos mais rígidos e formais. Já por cá, como a maioria dos casamentos são o que designamos de semi-formais os vestidos de cocktail ou os conjuntos saia mais blusa sofisticada, nem muito formais nem muito informais, é sempre uma excelente escolha. Há ainda os casamentos informais, aqueles que acontecem ao final do dia, onde os próprios noivos vão mais "descontraídos" e para os quais a palavra de ordem é simplicidade. Nestes, até podem optar por cores mais escuras mas nada de vestidos de lantejoulas só porque é de noite.

Depois há as coisas a evitar, só porque são foleiras, como:

Penteados tão trabalhados que parecem obras da Joana Vasconcelos ou uma travessa de caracóis do "Júlio dos caracóis".
Maquilhagem tão carregada e colorida que a meio do casamento vos confundem com os palhaços contratados para entreter as criancinhas.
Collants de lycra tão brilhantes que nas fotos, com o flash, parecem ser meias de descanso.

Alguma dúvida, sobre o assunto casamentos, é só perguntar.





Sem comentários: