Publicidade

15.6.15

A comida não é para pensar é para comer!



É impressão minha ou anda demasiada gente a pensar, a meditar, a estudar a comida em vez de fazerem o que é suposto e natural - comê-la!?

Tinha acabado de comprar uma revista de moda e lifestyle que traz uns 4 artigos com mais mil e uma maneiras de comer mais saudável evitando os malvados do arroz, das batatas, da maionese... e com receitas de bolinhos e pãezinhos com 1025 sementes diferentes e óleos daqueles que gastamos horas a encontrar, porque só se vende na loja y que fica a uns 90km de nossa casa, e mais euros do que é normal gastar por um simples óleo.

Quando fiz o meu almoço ainda ruminava no meu cérebro toda aquela informação e foi por isso que usei o meu prato para ilustrar este post.

Eu adoro, adoro cozinhar e adoro, adoro comer. Se a minha carteira não tivesse limite eu corria os restaurantes, tasquinhas, barraquinhas, cantos do mundo manhosos para poder experimentar a cozinha do mundo inteiro. E talvez por isso, me anda a dar cá uns nervos tanta conselho sobre como, o quê, ou quando comer... Já não suporto.

Eu também concordo que andamos a comer casa vez pior mas só porque estamos uns grandes preguiçosos e andamos a comer sempre as mesmas porcarias só porque é mais rápido. Se pegarem na velhinha roda dos alimentos e lhe derem 5 minutinhos da vossa atenção, está lá tudo. Variedade! Comer mais do que faz melhor à saúde e em menos quantidade o que em excesso faz menos bem ao corpito. Simples, né?

Se vos apetecer batatas fritas porque não comê-las? Ponham-se a contrariar o que vos apetece de alma comer e depois andam tristes e amarguradas e da próxima vez que vos der a vontade da batata frita, a gula vai ser tão intensa que terão de comer uma quantidade industrial para se sentirem satisfeitas. Comam o raio das batatas fritas!! Mas comam também, nessa semana, bróculos, tomate, peixinho, uma bela duma broa, feijão e tudo fica bem.

A minha receita para uma boa dieta é simples:

Comam tudo o que vos apetecer, desde que não vos apeteça sempre a mesma coisa, todos os dias. 
Parem de ler a rotulagem dos alimentos! (A menos que tenham, realmente, uma alergia ou intolerância comprovada pelo vosso médico) Se comprarem menos embalados e mais comida fresca nem têm que se preocupar com os rótulos. Já é aborrecido ter de andar no supermercado quanto mais passar 30 minutos em cada corredor a ler rótulos para ver se tem glúten, se tem muitos E`s, gorduras polinsaturadas ou saturadas, sacarose, emulsionantes e espessantes...
Comprem alimentos da época, são sempre tão mais saborosos, livres de químicos, mais baratos e perfeitos para as exigências ambientais de cada estação. Para quê andar a correr as lojas Y para comprar pacotes de bagas que vieram do outro lado do mundo quando podem comprar amoras portuguesas ou morangos que têm quantidades maravilhosas de anti-oxidantes e são tão saborosos?
Sim, é bom adicionar à nossa dieta alimentos como sementes de chia e ou bagas goji mas não sejam extremistas. Não façam desses "super alimentos" (nome parvo que poderia perfeitamente referir-se a uma boa sardinha assada a pingar em cima duma fatia de pão caseiro) a vossa causa de vida. E não cometam a burrice de eliminar da vossa dieta tudo aquilo sobre o qual lerem alarvidades na internet. Lembrem-se de quantas vezes já mataram o Bieber, a Gaga, o Nicholas Cage na net... Pois... há muita gente a ganhar dinheiro com essa aldrabices.
Intercalem, ou misturem, os alimentos pecaminosos (batas fritas, bacon, carnes vermelhas...) com alimentos carregados de vitaminas, minerais, fibras e que vos ajudam a manter o organismo nutrido e desintoxicado.
Águinha, muita águinha!! (O que mais me custa na minha dieta)
Façam exercício. Mexam o rabo. Vão às compras ou buscar os miúdos à escola com o próprio pézinho. Inscrevam-se numa aula de Zumba, há-as a cada esquina, em todas as associações. Mesmo para quem se queixa de não ter dinheiro para gastar no ginásio há aulas de grupo que podem fazer pelo mesmo valor que pagam por 4 cafés.
Apreciem a vida, aceitem o corpo que têm e sintam-se lindas. Digam de voz alta, a olhar para o espelho, "estás toda boazona para X anos". (Comigo resulta).


Sim, não é uma grande receita. Não seria material suficiente para escrever 3 livros de dieta e ganhar uma pequenina fortuna com eles. Mas é a receita que eu uso... Comigo resulta.




1 comentário:

riotdontdiet disse...

aiii nem te digo o quanto adorei este post!
é tanta "moda" dessas q ate me faz sentir mal cada vez que como "normal"...

http://rrriotdontdiet.blogspot.pt/