Publicidade

22.6.15

A colher de pau é minha, mexo com ela o que quiser #5

Este Sábado foi dia de gajas... E foi tão bom!!

Deu-se folga aos homens e fizemos um dia dedicado só a nós, aqui em casa. 

O que significou, para além de uma decoração do mais gaja que pode haver, puder fazer daquelas comidinhas que, geralmente, os machos desaprovam. 

Um cheirinho do que foi o almoço...



Sopa fria de agrião, com tomate e manjerico.

Bacalhau assado, com puré de couve-flor e legumes salteados.

Tarte da estação

Pormenores fofinhos
Como a sopinha foi um sucesso tão grande, quatro em quatro adoraram, decidi partilhar a minha receita com o mundo e arredores.


"Sopa fria de agrião, com tomate e manjerico"

Azeite q.b.
1 cebola
1/2 courgette (com casca)
1/4 de molho de agrião (caules e folhas)
2 tomates médios maduros
manjerico q.b. (pode ser manjericão)
sal e pimenta q.b.

Colocar numa panela funda mas estreita um fio de azeite, a cebola e a courgette cortadas em pedaços grandes e deixar no azeite até que a cebola fique transparente (mas sem fazer refogado) e adicionar o agrião*

*Nota: Esta sopa é um excelente aproveitamento dos caules do agrião, que normalmente são desperdiçados e vão para o lixo. Eu cortei só as pontinhas dos caules que estavam mais duros e tirei as folhas amarelas mas aproveitei tudo o resto. Podem usar o agrião de pacote, mas aí aconselho a usarem o pacote inteiro para dar mais consistência à sopa.

Envolver o agrião na cebola e na courgette até que o agrião reduza de volume (fique assim todo murchinho). Cubrir com água a ferver e deixar cozinhar até que os legumes estejam todos cozidos.

Tirar do lume e passar com a varinha mágica, liquidificadora, picadora... Não importa muito. O que interessa é que passem muito muito bem para que o puré fique bem macio. Se tiverem um coador também podem passar o puré para ficar ainda mais sedoso. 

Voltem a colocar ao lume, brando, temperem de sal e pimenta branca, e mexam sempre. Se gostarem do puré mais fluido podem adicionar-lhe água a ferver. Vão provando e rectifiquem de temperos se necessário.

Nota: Eu usei o meu sal (1 mão bem cheia) aromatizado com sumo e as raspas de 1/2 limão. Um sal que costumo fazer quando começam os dias quentes porque é um excelente tempero para peixes e algumas carnes grelhadas.

A base da sopa está feita. Guardem numa caixa e ponham no frigorífico. Até podem fazer a base no dia anterior, como eu fiz, e no dia de servir terminar a preparação.

Quando for para servir, cortem 2 tomates, sem pele e pevides, em cubos muitos pequeninos.
Deitem a base de agrião em tigelinhas transparentes, adicionem no meio 2 colheres de sopa do tomate cortado e umas folhinhas de manjerico e temperem com um fiozinho de azeite e uma pitadinha de sal.

E voilá! 


Sopinha excelente para os dias quentes de Verão.

Bom apetite!

Sem comentários: