Publicidade

22.9.15

O amor é...


Há aquela frase muito badalada que diz: "Os opostos atraem-se e complementam-se". Máxima que muita gente se agarra para justificar relações, algumas infelicíssimas, com parceiros que são, nitidamente, errados para elas . Eu sempre achei uma ideia um bocadinho parva... Qual seria o interesse e a vantagem de andar com uma pessoa tão oposta a mim?

Com os anos percebi que o amor está nas pequenas coisas e foi aí que percebi que a tão badalada frase poderia ter um bocadinho, mas um bocadinho só, de verdade.
Passo a explicar...
Sabem aquelas questões, sem grande profundidade, que nos surgem em momentos banais do dia a dia? Eu, por exemplo, sempre que usava um limpa-vidros ou um produto com um pulverizador pensava "mas será que alguém vira isto para o modo OFF quando acaba de limpar os vidros?". Porque eu não. E a sério que pensei mesmo que ninguém ligaria àquela inutilidade.
Até conhecer o Rui, organizado que só ele, e me deparei com os fechos de segurança dos produtos de limpeza todos em OFF.
E foi aí, e mais numas quantas pequeninas coisas, que a frase fez algum sentido pata mim. O meu despachar sentiu-se atraído com o arrumar dele... Lá está os opostos a atraírem-se. E eu abro e ele fecha... Lá está as nossas acções a complementarem-se.  

Tirando nestas tontices, não não acredito de forma alguma que duas pessoas opostas se possam complementar e serem felizes. As pessoas, estranhamente, sentem uma coisa que se chama empatia por outras pessoas com formas de estar e de pensar parecidas. Sim, pode ser interessante ter um namorado que goste de música diferente da que nós gostamos, desde que haja música que gostem de ouvir juntos (Já dizia o Rui Veloso). Agora, não me pareça que alguma vez um homem que goste de caçar javalis vá morrer de amores e complementar uma mulher voluntária no canil da cidade e vegetariana. Isto são opostos. Isto é uma relação destinada ao falhanço. Convençam-se duma coisa, somos pessoas e não ímanes.

Amor é encontrar no outro pensares iguais e diferenças que nos enriqueçam.

2 comentários:

Something about details disse...

Meu Deus...
Estou a acabar de ler o post e estou arrepiada!
Penso extamente o mesmo.
Conseguiste colocar em palavras aquilo que sinto.
Escrever com o coração!!!

ladybug disse...

Se extremar a situação acho que de facto não resultará com ninguém. Mas eu acho que os opostos podem muito bem complementar-se. Conhecer realidades diferentes das nossas abre-nos horizontes, no entanto acredito piamente que um caçador de javalis jamais se interessará por uma defensora de animais e vice-versa.