Publicidade

9.2.17

Um vinagre, um azeite, um sal ou mesmo uma pimenta... é raro.

Ontem, dizia-me uma ex formanda "Eu também gosto muito de cozinhar mas você... Faz umas coisas... eu até mostro as fotos à minha irmã e pergunto-lhe "mas como é que ela se lembra destas coisas?"". Eu respondo sempre da mesma forma: "Porque gosto. Porque é feito com amor.". Mas também porque sou curiosa, porque me inspiro noutros cozinheiros. Porque vou absorvendo de programas televisivos de culinária quais os parceiros ideais na cozinha. Por exemplo, eu sei que tomate liga com oregãos. Então exploro essa combinação das maneiras que me for lembrando, por mais tontas que pareçam. Cozinhar com alma é isso... É experimentar, provar coisas diferentes, arriscar (também há receitas que me correm muito mal), não me agarrar ao seguro. Pegar na minha história e usar os ingredientes de sempre e ir escrevendo novas histórias, juntando as histórias dos outros e combinando ingredientes de sempre com os novos, e fabulosos, que vou conhecendo.

Assim, na minha cozinha, raramente há um vinagre, um azeite, um sal ou mesmo uma pimenta. Hoje foi dia de comprar vinagre...


E lá vêm 3 vinagres a juntar ao balsâmico e ao vinagre de tomate de Ribatejo que está no armário dos temperos. Ali, o de fambroesa, é novidade para mim e já estou desejosa de o experimentar... hummm está a nascer uma sobremesa na minha cabeça.

Sem comentários: