Publicidade

28.4.18

"Rabanouve"?! Resultado de um ménage?

Foi o nome que dei a este novo legume que conheci e experimentei hoje.


Não são só os humanos que gostam de se envolver sexualmente gerando mestiços... Os legumes também têm direito. Claro que este "rabanouves" devem ter tido uma mãozinha humana... O que fará da sua concecpão assim como um menage à trois entre um rabano e uma couve nabo, com a mãozinha dum humano curioso.

Gosto tanto de experimentar alimentos novos e este fez-me logo pôr os olhos nele enquanto passava nas ruas da praça da fruta. Se de repente me pareceu uma beterraba, de seguida me lembrou o agripino do Ferrão (alusão à personagem da Rua Sésamo que só cotas como eu irão lembrar).

Tinha de experimentar. Não sem antes pedir instruções de preparação, ao agricultor. 

"As folhas são como as de couve, cruas em saladas, cozidas ou salteadas. O resto há que cortar uma boa porção da extremidade porque é fibrosa e depois pode ser tratada como um rabano ou um nabo... Ralada, salteada, cozida..."

"Muito bem, Obrigada."

Para começar todo o "Rabanouve" é um bocadinho fibroso. O que percebi quando cortava tanto as folhas como a parte da raíz. As folhas reservei para a salada verde de logo à noite, que vai acompanhar com os "Janquizinhos" que a peixeira banhou de mar da Nazaré, quando os comprei fresquinhos, hoje, da banca do mercado do peixe das Caldas. Da raíz tive que tirar quase um terço da extremidade e a partir daí cortar em fatias (É bom que seja com uma faca boa e bem afiada). 

Por achar a raíz um bocadinho fibrosa quis experimentar fazer pickle dela. E foi o que fiz, resultando deliciosa. Foi o toque ácido que precisava para o meu almoço de "dia com tempo para fazer de tudo".

Os pickles foram os primeiros a aparecer no prato e depois de forno, grelhador, panelas várias, cortes e demolhares surgiu o meu almoço...


Vá, assumo, com alguma tristeza, que entretanto depois de uma curta pesquisa lá descobri o verdadeiro nome deste legume - Couve Rábano Rocha Vienna - Mas digam lá que o meu nome não tem muito mais piada?

Sem comentários: