"De aspecto espectacular mas é uma simples receita de feijão com ovos"
Ingredientes:
Feijão vermelho (1 lata de conserva*)
1 Espiga de milho cozido (compro as minhas no Aldi e são óptimas)
2 tomates frescos
1 colher de sopa bem cheia de concentrado de tomate
3 malaguetas (ou mais a gosto)
3 pés de salsa
Pimenta q.b.
1 folha de louro
1/2 Knorr de galinha
1 cebola grande picada grosseiramente
1 dente de alho ralado ou bem picadinho
Azeite q.b.
Água q.b.
8 ameixas secas
3 morangos
1 colher de sopa de açúcar amarelo
água q.b.
Pão pita (também do Aldi, também óptimo)
Presunto em fatias finas
* Se forem um bocadinho maluquinhas por cozinha como eu podem fazer como fiz e usar feijão seco que eu mesma demolhei e cozinhei. É mais saboroso e natural.
Preparação:
Colocar ao lume médio uma frigideira de levar ao forno (cabo resistente) azeite, a cebola picada e deixar a cebola ficar transparente.
Adicionar então o alho e deixar cozinhar por mais um minuto sem deixar refogar ou escurecer.
Juntar o tomate sem pele e cortado ao cubos pequeninos, o concentrado de tomate, as malaguetas desfeitas, o louro e o Knorr e temperar de sal e pimenta a gosto. Deixar cozinhar em lume brando até que o tomate amoleça.
Entretanto colocar a espiga directamente num bico do fogão para assar o milho cozido e ir virando com regularidade (é normal que alguns grãos fiquem pretos mas é importante que assim fiquem porque irão dar o sabor fumado ao estufado).
Adicionar ao preparado anterior o feijão escorrido, meio copo de água quente e as folhas de salsa. Deixar cozinhar por cerca de 10 minutos. Provar e rectificar de sal.
Cortar filamentos de milho com uma faca percorrendo a mandioca na vertical e desfazer grosseiramente esses filamentos com a mão para dentro da frigideira. Se o estufado estiver a ficar muito seco adicionar mais um pouco de água quente e deixar ferver por breves minutos.
Rectificar o tempero (deve ficar picante e não picantezinho para depois combinar com os acompanhamentos)
Apagar o lume e colocar sobre o preparado 6 ovos, envolvendo-os em volta com o feijão estufado. (se não tiverem frigideira de levar ao forno, coloquem o estufado de
feijão num recipiente de ir ao forno, de preferência redondo que fica
mais lindo, e coloquem os ovos já nesse recipiente)
Levar a frigideira ao forno a 160º até que a clara fique branca mas não totalmente e a gema fique meio cozida só.
Também no forno colocar pão pita num tabuleiro até ficar estaladiço.
Enquanto os ovos cozinham prepar uma taça de alface cortada muito fininha (tipo caldo-verde) e temperar de azeite e limão.
Temos um estufado picante a fervilhar no forno, uma base de hidratos estaladiça com o pão pita, o acompanhamento fresco e ácido da alface e só nos falta um molho agridoce para ligar tudo.
Colocar numa frigideira ou tacho pequenino cerca de 8 ameixas secas sem caroço picadas grosseiramente, 3 morangos cortados em pedaços, um colher de sopa de água, uma colher de chá de açúcar amarelo e uma pitada de sal.
Deixar reduzir as polpas fervendo em lume brando. Deitar num copo alto e triturar com uma varinha mágica ou mesmo num copo liquidificador. Se ficar demasiado espesso juntar um pouquinho de água e voltar a levar ao lume por mais um minuto.
Esta receita poderia ser igualmente feita com carne picada (transformando-a num verdadeiro chilli com carne) mas preferi mantê-la mais vegetal e adicionar num fim um pouco do mediterrâneo com uma tiras fininhas de presunto espanhol.
Depois de tudo preparado livrem-se de servir estes pitéus em pratos "fêios", sem o devido respeito pela beleza dos ingredientes... os olhos comem primeiro lembram-se? Imaginem que tenho postado esta foto no instagram com pratos desencontrados, vermelhos às florzinhas azuis, guardanapos cor de rosa e uma toalha com patinhos e galinhas amarelas?? Pois... não vos faria isso nunca, certo? Por isso, também não o façam à minha receita tá?!
Levem a frigideira (ou recipiente de forno que usaram) directamente à mesa que fica bem lindo e rústico. E combinem com cores alegres (imaginem as cores que associam ao México e brinquem com elas).
Uma amiga fã dos meus cozinhados quando cá vem pergunta sempre "Então diga-me lá (sim porque nos tratamos na terceira pessoa quando nos queremos armar em parvas) quais são as instruções de construção deste prato?". Este é um desses pratos.
Colocar no prato uma fatia de pão pita (abriram entretanto os pães pita estaladiços a meio (uma tesoura ajuda)).
Em cima colocar a alface, e o estufado de feijão com o ovo virado para cima, acompanhar com uma noz de molho agridoce e fatias fininhas de presunto. Pode ser comido à mão ou com talheres (depende da confiança do momento).
Acompanhem com um encorpado vinho tinto como este Quinta de S. Francisco de Óbidos e desfrutem acompanhados da melhor companhia.
É uma excelente e relativamente rápida receita para fazer quando têm inesperadamente a visita de amigos. Rápida, linda, divertida e deliciosa.
Sem comentários:
Enviar um comentário