Publicidade

27.3.17

O utensílio da semana: Escumadeira

Este utensílio de cozinha foi daqueles que só percebi como se dizia já devia ter uns 25 anos. É daquelas palavras que as pessoas dizem tão depressa e que tem tantas semelhanças com outras que para uma pessoa, como eu principalmente, é coisa para gerar confusões durante anos (como quando descobri que não se dizia "partida, LAGARTA, fugida" aos 16 anos). Depois de anos a aprender como se dizia descobri que afinal da maneira que dizia também estava certo... A porra da língua portuguesa é mesmo traiçoeira!! ESCUMADEIRA ou ESPUMADEIRA são duas designações correctas para este utensílio, imprescindível, de cozinha. Este comprido utensílio deve o seu nome à sua utilização principal, mas que hoje acaba por ser a menos significativa, - retirar a espuma que se forma a superfície em frituras, caldos ou sopas por exemplo (nota: escuma era espuma nos antigamentes).

Se ainda não se aperceberam da importância e utilidade deste é porque não têm a escumadeira dos vossos sonhos culinários. E olhem, que não é exagero dizer, que faz toda a diferença escolher a escumadeira certa. Há três tipos, pelo menos que eu conheça, de escumadeiras. São elas...

Escumadeiras de Arame (SELO PAPOILA)

Escumadeira de Nylon
Escumadeira de Alumínio

As de arame são sem sombra de dúvida as minhas favoritas, porque servem para várias coisas e são fáceis de lavar. Uso tanto a minha que é um daqueles utensílios que quero ter em duplicado. Isto, porque durante um dos meus cozinhados posso usar uma para retirar fritos do óleo e uma outra para retirar alimentos a ferver em água. São óptimas porque apanham muitos alimentos ao mesmo tempo, sem os partir ou esborrachar, ficando bem escorridos de óleo, água ou outro liquido onde estivessem mergulhados. E depois lavam-se num instante com uma esponja e um bocadinho de detergente. Só há que ter o cuidado de não lavar com esfregão de aço para não ficarem fios de aço presos ao utensílio. Coisa que é perigosíssima para a saúde das pessoas se for cair no vosso prato. Prometo que quando tiverem uma destas não vão querer mais nenhuma outra na vossa cozinha.

As de nylon e alumínio servem mais para o propósito inicial da sua criação, escumar. Como podem ver pela imagem são muito mais rasas, o que dificulta apanhar alimentos a boiar em líquidos, mas são as melhoras para retirar a espuma que se forma em algumas técnicas de cozinhar. A de nylon tem a vantagem de não riscar os tachos, panelas e frigideiras mas a de metal são mais fáceis de lavar e escorre melhor os líquidos.

Se eu pudesse, e fosse uma espécie de Oprah ou Ellen Degeneres, oferecia uma Escumadeira de Arame, a todos os apaixonados por cozinhar deste mundo.

Sem comentários: